RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Três-lagoenses aprovam arborização urbana

Projeto foi indicado por vereador para Secretaria de Meio Ambiente

Por Sergio Colacino
06/12/2017 • 06h30
Compartilhar

Os moradores de Três Lagoas aprovam a implantação de um programa de arborização da cidade. A indicação foi feita pelo vereador Renée Venâncio (PSD) para minimizar a aridez e a falta de sombra na cidade.

“Seria melhor para todo mundo. Quando a gente sai para caminhar tem muito sol, o máximo que consigo (caminhar) é até as 10 da manhã”, diz José Teixeira, funileiro industrial. “O calor daqui é muito grande e as árvores ajudam muito”, concorda a enfermeira Natália de Souza.

E ela tem razão. As árvores ajudam, e muito, no combate às chamadas “ilhas de calor”, que são os aumentos nas temperaturas nas áreas urbanas. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, uma área de sombra pode ser até sete graus mais fresca do que áreas expostas ao sol.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As árvores ainda realizam naturalmente um processo de evapotranspiração, que é a transpiração das plantas. Durante este processo, as árvores liberam vapor de água na atmosfera, ajudando a refrescar naturalmente o ambiente. Sem falar que as arvores têm o poder de limpar os poluentes do ar.

“Em diversas oportunidades tenho recebido pedidos para que haja um programa de arborização das vias públicas da nossa cidade. Três Lagoas é uma cidade ensolarada e árida. Tomando por base diversas cidades do interior de São Paulo, acredito que o plantio de árvores adequadas à realidade urbana pode minimizar o calor e aridez que fazem o três-lagoense sofrer nos dias de calor”, destaca o vereador, afirmando que as árvores adequadas para o plantio urbano podem ser fornecidas pela própria prefeitura, que dispõe de um viveiro de mudas.

Para a professora aposentada, Heloísa Helena Mendes, as árvores seriam bem vindas. “Nossa cidade é muito quente, o visual do três-lagoense deveria ter um chapeuzinho para se proteger do sol”, brinca. Já o montador de andaimes Isaac dos Santos até sabe como aproveitar a sombra. “Tereré é muito bom, debaixo de uma sombrinha, então. Vai ser muito bom”, completa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas