Definir Três Lagoas como sua cidade padrão?

Sim Não
Rádios On-line
8663
Prefeitura Animais Peçonhentos
MAIS ÁRVORES

Três-lagoenses aprovam arborização urbana

Projeto foi indicado por vereador para Secretaria de Meio Ambiente

6 DEZ 2017 - 06h:30Por Sergio Colacino

Os moradores de Três Lagoas aprovam a implantação de um programa de arborização da cidade. A indicação foi feita pelo vereador Renée Venâncio (PSD) para minimizar a aridez e a falta de sombra na cidade.

“Seria melhor para todo mundo. Quando a gente sai para caminhar tem muito sol, o máximo que consigo (caminhar) é até as 10 da manhã”, diz José Teixeira, funileiro industrial. “O calor daqui é muito grande e as árvores ajudam muito”, concorda a enfermeira Natália de Souza.

E ela tem razão. As árvores ajudam, e muito, no combate às chamadas “ilhas de calor”, que são os aumentos nas temperaturas nas áreas urbanas. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, uma área de sombra pode ser até sete graus mais fresca do que áreas expostas ao sol.

As árvores ainda realizam naturalmente um processo de evapotranspiração, que é a transpiração das plantas. Durante este processo, as árvores liberam vapor de água na atmosfera, ajudando a refrescar naturalmente o ambiente. Sem falar que as arvores têm o poder de limpar os poluentes do ar.

“Em diversas oportunidades tenho recebido pedidos para que haja um programa de arborização das vias públicas da nossa cidade. Três Lagoas é uma cidade ensolarada e árida. Tomando por base diversas cidades do interior de São Paulo, acredito que o plantio de árvores adequadas à realidade urbana pode minimizar o calor e aridez que fazem o três-lagoense sofrer nos dias de calor”, destaca o vereador, afirmando que as árvores adequadas para o plantio urbano podem ser fornecidas pela própria prefeitura, que dispõe de um viveiro de mudas.

Para a professora aposentada, Heloísa Helena Mendes, as árvores seriam bem vindas. “Nossa cidade é muito quente, o visual do três-lagoense deveria ter um chapeuzinho para se proteger do sol”, brinca. Já o montador de andaimes Isaac dos Santos até sabe como aproveitar a sombra. “Tereré é muito bom, debaixo de uma sombrinha, então. Vai ser muito bom”, completa.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
Dá Negócio
6864